Emoção marca entrega de certificados

O Diretor de seguridade, Edécio Brasil, entregou aos quatro primeiros classificados do Concurso voluntário VALIA os certificados com as homenagens da Fundação pelo brilhante trabalho que desempenha em favor das pessoas carentes e pela construção de um país mais justo e feliz. Recebera, os certificado os grupos Sopão Mineiro, Voluntariado Amigos da Esperança, Projeto Crescer e Pastoral da Moradia. Nas próximas edições do jornal VALIA, divulgaremos detalhes das atividades desses grupos.

Em Belo Horizonte, o grupo Sopão Mineiro – premiado em primeiro lugar e em atividade desde 1980 – reuniu sua diretoria em uma sede, no bairro de Carlos Prates, para receber a homenagem. Em clima de grande emoção, que contagiou todos os presentes, foi feito um breve relato da ação do grupo, que tem como seu fundador e um dos principais lidere o engenheiro José Gabriel Castro Teixeira, aposentado da CVRD. O grupo alem de distribuir sopa e pães para a população carente, mantém programa de assistência a gestantes, assistência a gestantes, assistência á saúde e desospitalização psiquiátrica.

No espírito santo esta o grupo classificado em segundo lugar voluntariado amigos da Esperança, formado por empregados da Samarco. Edécio foi recebido no escritório das usinas da empresa, localizadas em Ubu (Anchieta, no sul do estado). O gerente de operações Ricardo Vescovi de Aragão falou da satisfação em receber a homenagem da VALIA, que considera um premio á permanente preocupação da Samarco com a questão social. Integrantes dos Amigos da Esperança fizeram uma apresentação sobre a ação do grupo, que atua junto a comunidades carentes da região e mantém, entre outros, os projetos Horta (que ensina as crianças a plantar) e Latinha (reciclagem), alem de arrecadar roupas e alimentos.o grupo também mantém projetos nas área de segurança do trabalho, meio ambiente e exercício cidadania.

Depois foi a vez de Itabira, onde uma vez por mês e realizada a Para Legal Solidária, com inúmeras atividades, como arrecadação de alimentos e prestação de serviços (exames de vista, de pressão, corte de cabelos, entre outros). Muito entusiasmado, o grupo – formado por empregados da Vale e que tem como um dos lideres Elson Pereira – reuniu-se com Edècio na agencia da VALIA na cidade e também fez uma apresentação, alem de convocar emissoras de radio e televisão – parceiras em sua obra voluntária – para divulgar o evento.

Em seguida Edècio foi a Nova Era, também em Minas Gerais, onde funciona a Pastoral da Moradia – que dividiu com o grupo de Itabira o terceiro lugar no concurso. O comitê de recepção era integrado, entre outros, por Geraldo do Carmo Oliveira, aposentado da CVRD e um dos lideres dos voluntários, que se dedicam a construir e reformar casa para a população carente. Durante a apresentação que reuniu numerosos representantes da sociedade local, foram divulgados os números do trabalho realizados do final de 2001 ate agora: 13 casas construídas, seis reformadas e seis novas construções prevista para 2005. Presente ao evento, a prefeita eleita de Nova Era, Laura Araújo, solidarizou-se com o grupo e prometeu total apoio de sua administração às atividades.

Em todas as ocasiões, o diretor Edécio Brasil manifestou a grande satisfação da VALIA pela iniciativa de promover o concurso e ver de perto a obra generosa de pessoas que doam tempo, dinheiro e sobretudo carinho para ajudar brasileiros menos favorecidos. Recordou que o trabalho voluntário é cada vez mais presente na sociedade brasileira, e que este é o caminho para resgatar a grande divida social do país, já que apenas a ação dos governos, em suas varias esferas, não será capaz de solucionar esta questão, diante de sua magnitude.

Edécio parabenizou os integrantes de todos os grupos por estarem à frente deste trabalho voluntário e frisou que a entrega dos certificado tem caráter meramente simbólico, já que o grande premio para todos é a alegria proporcionada pela ação solidária com a parcela mais carente da nossa população e a satisfação de saber que estava fazendo sua parte, atitude que merece ser louvada e divulga para servir de exemplo a outros brasileiros.

QUER SER VOLUNTÁRIO MAS NÃO SABE COMO?
CONFIRA ESTAS DICAS DE ATUAÇÃO EM AÇÕES SOLIDÁRIAS.

Educação

  • Participação na vida da escola através das Associações de /Pais e Mestres;

  • Ajuda a alunos com dificuldades de aprendizado;

  • Contando histórias como motivação para leitura;

  • Mutirões de reforma e melhoria das escolas;

  • Promoção de eventos como rifas, gincanas, leilões, bingos que geram recursos para a melhoria da escola.


Cultura

  • Organização de oficinas de teatro, dança, música, pintura, vídeo, escultura e outras formas de expressão artística;

  • Manutenção e restauração de igrejas, fortes, monumentos para preservar o patrimônio histórico;

  • Promoção de cursos, palestra, ciclos de debate, sobre temas culturais.

Esporte e lazer

  • Promoção de jogos, torneios de diferentes modalidades esportivas com alunos de escolas e jovens de comunidades carentes;

  • Organização de passeios com crianças carentes, grupos de jovens ou pessoas idosas;

  • Aulas de ginástica e educação física para crianças carentes e idosos.

Saúde

  • Acompanhamento a doentes internados em hospitais e apoio a seus familiares;
    Transporte de pessoas com dificuldades de locomoção que precisão de assistência médica;

  • Assistência médica a pacientes que obtiveram alta hospitalar com fornecimento de remédios, cesta básica e etc;

  • Organização de atividades artísticas e recreativas em hospitais;

  • Tratamento e recuperação de dependentes;

  • Doação de sangue.

Assistência social e de defesa dos direitos

  • Participação de ONGs e conselhos de defesa de direitos das mulheres, das populações negras, de pessoas portadoras de deficiência, idosos, portadores do vírus HIV e de outros grupos vítimas de discriminação;

  • Prestação de apoio psicossocial à crianças portadoras de deficiência e à suas famílias;

  • Prestação, por advogados e estudantes de direito, se assistência jurídica gratuita a pessoas necessitadas;

  • Preparação e distribuição de refeições para famílias e pessoas que vivem na rua.

Meio ambiente

  • Mutirões de limpeza de espaços públicos como praças, parques e jardim;

  • Reciclagem de lixo, papel, vidro, plástico etc;

  • Monitoramento e denúncia de ameaças de poluição ambiental.

Oportunidade de emprego e renda

  • Auxílio na organização de cursos profissionalizantes para jovens e adultos em áreas como informática, mecânica, manutenção de equipamentos – elétricos, corte e costura, artesanato, hotelaria, cabeleireiro, maquiagem, carpintaria etc.

 

Fonte: www.riovoluntario.org.br   

Fonte: Jornal Valia – Informativo da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social
Ano IX – Nº 115 – Dezembro de 2004